Remarketing do Facebook
Internet mais rápida com Google, Microsoft e Mozilla

Você é daquelas pessoas que fazem diversas tarefas ao longo do dia? Bate no peito e diz que consegue fazer diversas coisas ao mesmo tempo? Saiba que a chave da ineficiência pode estar ai. Segundo estudos o nosso cérebro até tem consegue realizar algumas coisas ao mesmo tempo, mas ele vai, popularmente falando, dividir sua capacidade entre elas, não realizando as atividades com a máxima qualidade.

Por exemplo, um estudo recente realizado com pessoas multitarefas enquanto dirigiam mostraram que o motorista tinha a atenção, em média, 37% reduzida ao ouvir frase. Ou seja, ao invés de ouvir e dirigir simultaneamente, a pessoa acaba dando uma parcela de atenção para cada atividade.

Então, podemos concluir que nossa atenção não é 100% ao dirigir e ouvir música ou notícia no rádio. Se com algo tão comum nos dias de hoje já temos nossa concentração prejudicada, imagine então no trabalho, com diversos pedidos de “urgente”, “é para ontem”, a solicitação de amizade no Facebook, o What’s App apitando. Esse tanto de coisas que causam interferência em nosso dia a dia.

De acordo com os estudos, uma tarefa interrompida demanda de 15 minutos para voltarmos a ter a concentração total nela novamente. Imaginando uma carga de trabalho de oito horas por dia, basta 32 interrompidas entre fazer uma outra tarefa, responder um What’s App, atender ao telefone, entre outras, que podem comprometer todo o seu trabalho diário.

Porém, existem dicas que podem te ajudar a melhorar sua concentração mesmo entre tantas coisas acontecendo ao seu redor. Confira e veja o que fazer para melhorar a sua eficiência:

  • Vigie

    Entre tantas interrupções diárias, identifique qual é sua fraqueza e vigie para que ela não seja alimentada ao longo do dia.

  • Foco

    O mundo digital nos oferece diversas atrações para desviar nosso foco. O celular apita ou vibra em qualquer notificação de mídias sociais, mensagens ou e-mails? Procure usar alguma ferramenta que bloqueie esse tipo de notificação constante.

  • Voz de Comando

    Comece a identificar quando sua mente começa a viajar. As vezes você está fazendo algo e começa a fazer coisas que precisam ser feitas, mas não são as mais importantes. Nesta hora você precisa dar “voz de comando” e para com essa viagem, redirecionando seus esforços para aquilo que é mais importante.

  • Cérebro mais Forte

    Deixe seu cérebro mais forte. Ao começar divagar a mente, preste a atenção em sua respiração. A cada vez que seus pensamentos vão longe e você consegue voltar para detalhes que passam desapercebidos em nosso dia a dia, você aumenta a percepção de que sua mente viajou. Isso, sim, deixa seu cérebro mais forte para essas ocasiões.

  • Alvo único

    Esteja consciente e empregue sua energia, sua força para um único alvo. Dê atenção para uma tarefa e siga em frente com toda a garra nessa direção para concluir o quanto antes essa tarefa.

  • Não se desvie

    Seja a tarefa que for, tente não se desviar. Se estiver conversando com alguém, dê toda a atenção para essa pessoa. Se receber um briefing, tenha a mesma postura. Absorva ao máximo as informações, não se perca com o celular ou com o que está acontecendo ao seu redor.

  • Concentração

    Tente colocar todo a sua concentração de forma consciente e intencional.

  • Pausas

    Divida seu turno de trabalho em 45 minutos de pura concentração e 5 minutos para dar uma relaxada. Verás a diferença.

Publicado em 05.08.2015